Promoções? Aprenda a aproveitar de forma consciente

Uma coisa é certa: o brasileiro ama promoções. Mas é preciso ficar atento quando os mega descontos chegam, para evitar gastos desnecessários e dívidas que podem levar à inadimplência. Por isso, separamos algumas dicas que irão ajudar você a aproveitar as promoções de forma consciente.

Antes de começar a comprar é importante que você saiba o que já tem em casa. Avalie seus produtos e veja quais possuem mais necessidade de serem repostos. Além disso, defina qual o valor máximo que você poderá gastar. Outra dica antes de ir às compras, é fazer uma lista de tudo que você precisa e definir quais itens possuem maior prioridade.

A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, orienta que devemos levar dinheiro ao invés de cartão. Além de dar um controle maior sobre o quanto você deve gastar, graças a essa forma de pagamento, as vezes mesmo em promoção você pode conseguir algum desconto.

Antes de comprar, pesquise. Muitas vezes o mesmo produto possui preços distintos em lojas diferentes. É importante lembrar também que você pode utilizar a internet como sua aliada. Alguns produtos são mais em conta nas lojas online, mesmo com as promoções em lojas físicas. 

Herica ainda orienta que é essencial lembrarmos que a qualidade é melhor que a quantidade. Antes de escolher um produto só porque é barato, coloque o custo-benefício na frente. Dessa forma, sua compra será bem aproveitada, pois o produto em questão poderá ser utilizado por mais tempo.

Se ao final da análise você decidir levar o produto, não deixe de perguntar sobre as condições de troca e de guardar as notas fiscais. Em época de promoções, as lojas modificam suas políticas de trocas e caso seja necessário você estará preparado.

Com essas informações você com certeza aproveitará as próximas promoções de forma consciente e sem se preocupar com as dívidas. Qualquer dúvida, nós do Procon Vitória, estamos à disposição.