O que é!

O Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU), implantado em 2009, tem o objetivo de estabelecer ações a curto, médio e longo prazos para reabilitar o sistema de drenagem existente na cidade, ampliar a cobertura do serviço, bem como aumentar sua eficiência, por meio da implantação de novas unidades operacionais (obras) e ações não estruturais (como campanhas educativas, por exemplo), contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

O PDDU tem como finalidade identificar as principais áreas de alagamentos e apontar soluções para redução de riscos. Com o PDDU, o planejamento de intervenções na área de infraestrutura urbana torna-se mais eficaz. O Plano integra-se também aos Planos de Esgotamento Sanitário, Resíduos Sólidos, Diretor Urbano (PDU) e de Redução de Riscos.

O trabalho apresenta medidas para minimizar os problemas já existentes em decorrência da urbanização, como, também, ações para prevenção da ocorrência de enchentes e alagamentos em áreas que futuramente venham a ser urbanizadas.

Investimentos

O PDDU foi elaborado em oito etapas e, após sua conclusão, foram identificadas 98 bacias de drenagem em Vitória. Sendo que, 29 dessas bacias, foram escolhidas como prioritárias para intervenções a curto prazo.

Para as bacias com problemas de alagamento foram propostas medidas estruturais como: construção de galerias e reservatórios; reurbanizações de áreas abaixo do nível da maré; e reformas nas estações de bombeamento de águas pluviais.