Vitória foi a quinta cidade do Brasil a ter validado, em audiência pública, o Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU). A aprovação do plano aconteceu no dia 27 de maio de 2009, no auditório do Palácio Jerônimo Monteiro, na sede da PMV.
O Plano Diretor de Drenagem Urbana é um instrumento que tem como objetivo geral estabelecer ações, a curto, médio e longo prazos, para reabilitar o sistema de drenagem existente, ampliar a cobertura do serviço, bem como aumentar sua eficiência com a execução de obras e ações não estruturais (campanhas educativas, por exemplo).
Participaram da audiência pública 169 pessoas, entre líderes comunitários, engenheiros, arquitetos, professores e estudantes destas duas áreas, representantes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea/ES) e vereadores da Capital. Em 2010, nenhum município brasileiro conseguirá captar recursos para obras de drenagem sem o PDDU.
O PDDU, elaborado em oito etapas, identificou 98 bacias de drenagem em Vitória. Vinte e nove dessas bacias foram escolhidas como prioritárias para intervenções a curto prazo. No total, o investimento necessário para reduzir os impactos dos alagamentos em todas as 98 bacias de drenagem de Vitória é da ordem de R$ 240 milhões.