Para que serve?

- Identificar, localizar e conhecer os problemas institucionais e técnicos existentes no município, no que concerne ao gerenciamento, operação e manutenção da drenagem urbana.
- Caracterizar o estado atual do sistema de drenagem do município de Vitória e propor melhorias, contemplando canais, galerias, redes e estações de bombeamento, com apresentação da respectiva metodologia de execução de serviços/obras e orçamento estratificado.
- Elaborar o cadastro existente do Sistema de Drenagem do município de Vitória, considerando galerias e redes com diâmetros iguais ou superiores a 600 milímetros.
- Utilizar a ferramenta de geoprocessamento para georeferenciamento, tratamento e digitalização do cadastro topográfico do Sistema de Drenagem do município de Vitória. 
- Diagnosticar e adotar como unidades de planejamento e gerenciamento de drenagem as bacias hidrográficas do município de Vitória e respectivas micro-bacias de drenagem.
- Recomendar a implantação de obras e ações, corretivas e preventivas, para aumentar a eficiência e abrangência drenagem urbana do município de forma integrada e contínua, com apresentação da respectiva metodologia de execução dos serviços/obras e orçamento estratificado.
- Recomendar estratégias para operacionalizar as ações e programas que integrarão o Plano Diretor de Drenagem Urbana.
- Identificar problemas futuros, mediante estudo de cenários de crescimento demográfico e projeções de desenvolvimento urbano e apresentar alternativas técnicas acompanhadas de orçamento ou previsão de investimentos.
- Estabelecer diretrizes para o uso e ocupação disciplinada do solo, através da identificação e zoneamento de áreas menos vulneráveis a alagamentos e áreas mais susceptíveis ao problema, bem como, propor diretrizes que poderão ser incorporadas ao Plano Diretor Urbano - PDU com vistas às atuais e futuras ocupações.
- Estabelecer medidas que possam reduzir drasticamente os riscos de exposição da população a inundações e alagamentos.